estantes

Consultoria de Estilo Pessoal

O que é ?

selinho_ODE

Todos nós temos gostos e escolhas de vida. Podem ser culturais, gastronômicos, políticos, de lazer. Também temos deveres – trabalhamos, pagamos impostos, somos responsáveis por muitas coisas que a vida traz ou que buscamos ter. Além disso, temos memórias, que nos confortam, e aspirações, que nos fazem desejar o futuro. Tudo isso molda a forma como vivemos e como nos expressamos.

A consultoria de estilo pessoal reconhece e sente os valores e escolhas dos clientes, sem julgamentos, sem imposições, para traduzir coerentemente seu modo de vida em expressão visual. Para isso, trabalha por meio das roupas, da aparência e da postura visual, considerando também pontos como corte de cabelo e maquiagem. As roupas são nossa segunda pele, elas nos abraçam e podem se comunicar conosco mesmos (sabia disso?) e com o mundo. É o cartaz que mostra a todos ao redor quem somos e o que queremos. São símbolos que transmitem mensagens. Mas, acima de tudo, que carregamos muito próximos a nosso ‘eu’. A consultoria de estilo pessoal, portanto, analisa e trabalha o autoconhecimento para que a expressão visual esteja de acordo com as prioridades de vida e de alma de cada um.

IMG_8572

Como funciona?

Eu trabalho com o método desenvolvido pela Oficina de Estilo, escritório da dupla Cristina Zanetti e Fernanda Resende que, desde 2003, faz um trabalho focado em autoconhecimento, entregando ferramentas para o cliente montar looks certeiros, de acordo com suas expectativas e necessidades.

Por meio de técnicas de empoderamento, a consultoria é conduzida com etapas de análise e etapas práticas. Primeiro, junto ao cliente, identifico suas vontades e prioridades para encontrar sua identidade visual. Na sequência, passamos por fases práticas que exercitam a forma de vestir, sua relação com as roupas, considerando diversos aspectos. Dessa forma, chega-se a uma expressão visual alinhada ao estilo pessoal, que fará parte de sua vida.

São cinco etapas, que podem ser marcadas conforme a disponibilidade de agenda. Eu gosto de marcar um café antes, para explicar tudo pessoalmente.

1.      Conhecendo você

Essa etapa acontece na sua casa e consiste em saber quem você é. O que te faz você, por dentro e por fora. Tem um questionário e um exercício de imagens para que eu possa identificar seus gostos, hábitos, necessidades e vontades. Vou também fazer uma análise do seu guarda-roupas para ver o que você tem, como usa, onde e como – será apenas um reconhecimento de “campo”, não vamos ainda trabalhar com suas roupas. Vou identificar sua coloração pessoal, que consiste na identificação das cores que mais te valorizam de acordo com o tom da sua pele, sobrancelhas, olhos e lábios. E farei uma análise de proporções do seu corpo.

Duração: aprox. 4 horas

2.      Identidade Visual

Depois de te conhecer, vou elaborar uma proposta da sua Identidade Visual. Esse é um documento com os fundamentos do seu estilo pessoal, que serve de guia para seguirmos em frente, com direções de como você poderá se vestir da maneira como quer e como precisa. Formas, cores, tecidos, combinações, acessórios tudo estará nele. Vou apresentá-lo pessoalmente para conversarmos e definirmos juntos o formato final. Podemos nos encontrar em um café ou na sua casa. Ou onde for mais conveniente para você.

Duração do encontro: aprox. 1 hora

Trabalho interno da consultora: aprox. 5 horas

3.      Revitalização do guarda-roupas – etapa prática

Com a Identidade Visual pronta, voltamos para seu guarda-roupas. Aqui começa a magia – que de mágica não tem nada, na verdade. Com as definições do que te veste melhor – no corpo e na alma – já definidas pelas técnicas aplicadas anteriormente, vamos fazer uma análise apurada peça a peça (roupas, sapatos e acessórios). Com muito embasamento e bom senso, fique tranquila, vamos definir o que fica, o que pode ser doado, o que merece um conserto ou ajuste. Esqueça tudo o que você já viu em reality shows do gênero.  Nada é feito sem razão, tudo é feito em coerência com sua identidade visual para que você tenha um guarda-roupas que represente sua vida. Além disso, descobriremos se está faltando algo no seu armário. Eu vou te ajudar a organizar e encaminhar as peças.

Duração: aprox. 4 horas (pode ser dividido em duas etapas, caso necessário)

4.      Experiência em lojas – etapa prática

Essa etapa pode acontecer em shopping ou rua. O que falta no seu armário, sua identidade visual, sua rotina, onde você mora e suas preferências vão servir para que eu elabore um roteiro de lojas para nossa experiência. Nesta fase, você vai aprender a comprar de forma inteligente: observando tecidos, caimentos, materiais, cores e relação custo x benefício. O objetivo não será obrigatoriamente adquirir roupas novas, mas sim, conhecimento para consumir de forma consciente e inteligente. É claro, porém, que se você quiser comprar algo, pode comprar. Eu inclusive vou ajudar na decisão, não será por impulso.

Duração: aprox. 4 horas

5.      Treinamento de looks – etapa prática

Quando chegarmos aqui, já estarei íntima do seu guarda-roupa. Depois da revitalização e da etapa em lojas, vou usar a identidade visual como guia/manual para montar looks com tudo o que você tem em casa e mais as roupas que comprou.  Vou considerar também sapatos e acessórios. Vou explicar e relembrar tudo o que já conversamos nas outras etapas para colocar em prática na hora de se vestir! E você vai me ajudar. Combinações inusitadas, coordenações que valorizem seu corpo, produções para diferentes ocasiões, todos esses aspectos serão abordados para montar looks representativos da sua nova expressão visual. As dificuldades ou vontades diante do armário, assim como as ideias que estão na identidade visual, serão exercitadas nessa fase e as produções serão capturadas em fotos para você guardar. Esse material se une a sua identidade visual para que você tenha um registro de tudo o que desenvolveu durante a consultoria.

Duração: aprox. 4 horas – 20 looks

A consultoria pode incluir ainda uma visita ao cabeleireiro e ao esteta oculista (o profissional é pago a parte). A identidade visual irá contemplar essas necessidades e eu irei ajudar a definir um visual completo!

Para quem serve?

Não é só para celebridades. Qualquer um pode fazer uma consultoria de estilo. Se você foi promovido ou mudou de emprego (eba!) e precisa impressionar ou se adequar ao novo ambiente profissional, uma ajuda para transformar seu estilo natural em um estilo-poderoso-corporativo pode ser muito bem-vinda. Também é um processo mágico para aqueles que estão alimentando a autoestima, se conhecendo melhor, e querem promover mudanças no visual. Ou para quem perdeu ou ganhou alguns quilos e as roupas de sempre já não caem tão bem. Ou simplesmente para ter uma habilidade mais desenvolvida ao expressar-se visulamente – e ficar mais belo! A consultoria, investiga, treina e ensina, para que se tenha um conhecimento duradouro sobre estilo. Pode ser que de vez em quando você queira mais uma ajudinha da consultora – em momentos de mudança, viagens ou liquidações – mas na vida real, no dia a dia, estará apto a combinar roupas e criar looks com a sua cara.

O que se ganha com isso?

Clareza e visão do próprio estilo e habilidade para montar looks e ir às compras de forma planejada; Conhecimento sobre consumo consciente, de como comprar de forma inteligente, que não desperdice o seu dinheiro, e sustentável, que contribua para um mundo mais equilibrado; Um guarda-roupas funcional e prático; Novos looks, que valorizam a silhueta e expressam a identidade visual – registrados em um look book; Uma identidade visual com direcionamentos personalizados para seguir aplicando o que aprendeu durante a consultoria.

Essa é uma mágica possível. Não tem truque ;) Se te interessou, me manda um email clicando aqui, ou no camilarochaestilo@gmail.com que eu te conto mais detalhes, como o trabalho pode ser feito e passo valores.

Além disso, você pode ver um pouco mais da minha experiência e das dicas sobre desenvolvimento do estilo pessoal que publico por aqui. Clique aqui para ler todos os artigos que já escrevi sobre o assunto.

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Pin on Pinterest0Share on Google+0

 

Desenvolvido por